João Victor Argolo Souza

Sistema RFID no controle da estocagem

Sistema RFID no controle da estocagem


João Victor A. Souza. (victorargolosouza@hotmail.com)

RESUMO

A elaboração deste texto colocou em evidência algumas características do ambiente no qual se desenvolvem as atividades de um grupo de estudantes do curso de tecnologia em logística da Faculdade Sumaré. Dentre elas podem ser mencionadas a dificuldades para a elaboração de textos como o presente. O trabalho, do tipo descritivo, discorre sobre Sistema RFID no controle da estocagem, RFID (Radio-Frequency IDentification) em português Identificação por Rádio Frequência. A pesquisa foi realizada analisando a bibliografia disponível sobre o tema e a existência de projetos de RFID em empresas de logística ou que tenha um setor logístico. Foi verificada que a utilização do sistema no controle do estoque pode ser bem eficiente, obtendo agilidade no processo, também beneficiando o recebimento de pallet e a expedição. Verificou-se a dificuldade das empresas em implementar o sistema e os pontos negativos desse sistema. Concluindo que, mesmo que tenha seu custo na aplicação, o retorno é bem grande, até mesmo porque o sistema já em todo os afazeres que utilizamos nos dias de hoje.

Palavras-chave: RFID. Logística. Estoque. Identificação.

INTRODUÇÃO:

Observando a evolução sobre identificação e controle de produtos que são umas das principais preocupações dos empreendedores, demandou-se a necessidade do aperfeiçoamento tecnológico.

Inovações vem sendo feitas para facilitar e tornar mais prático o controle de objetos, pessoas e até animais, a procura de alternativas para esse controle surge um ótimo aliado que é o RFID, (Radio Frequency Identification) ou em português (Identificação por Radio Frequencia).

Com áreas onde o controle de produtos é necessário muitas empresas passaram a adotar este tipo de sistema, e é por meio dos novos métodos de trabalho e das novas tecnologias que os empresários buscam constantemente estar entre os primeiros no seu ramo de atividade. Por esse motivo surge a partir desse

Auxiliado por equipamentos adequados e muitas vezes específicos, os investimentos na área de tecnologia, ajudam na implantação de um sistema eficaz de controle.

Porém não basta a existência do mais completo sistema de segurança se não existir o trabalho educativo e motivacional para sua adoção. É necessário entender o sistema de controle como parte de um processo da empresa, não só para a praticidade como também um facilitador nas tarefas do dia-dia.

Por meio desse estudo procurou-se principalmente analisar como essa tecnologia pode auxiliar no controle de entradas e saídas de mercadoria em um estoque, que atualmente é feito pelo sistema código de barras. As vantagens da utilização deste tipo de sistema são várias, como a não necessidade de uma linha direta de leitura, como no código de barras, possibilitando, por exemplo, identificar itens dentro de uma sala, sacola ou de toda a loja sem a necessidade de manuseio humano.

A metodologia desta pesquisa foi realizada a partir da uma detalhada revisão bibliográfica. Simultaneamente foram observadas diversas empresas que utilizam o sistema RFID de diversos tipos de modo de utilização, assim também os meios de utilização na estocagem, desde o recebimento até a expedição.

Esta abordagem se iniciará por uma fundamentação mais específica sobre o RFID, conceitos e aplicações, demonstrando em um segundo estágio, serão apresentados os resultados principais do estudo e em uma última fase, ocorrerá a explanação das considerações e conclusões finais.

RFID (Radio-Frequency IDentification): segundo o site INSOFT4 (2014) , o sistema utiliza de uma comunicação de curto alcance que pode ser lido automaticamente por sensores na passagem do objeto portador da etiqueta RF, que é um método de identificação automática através de sinais de rádio. A mesma tarefa com mais eficiência, menos tempo e maior precisão.

segundo o site INSOFT4 (2014) , o sistema serve para diversas finalidades, desde controle de passagem, controle de estoque, rastreamento, identificação e controle de Acesso.

Para o site CCAEXPRESS (2016) ², esse sistema será muito usado na logística, pela facilidade de controlar o estoque e controlar as entregas, tendo a possibilidade de substituir leitores e scaner, tendo a vantagem de uma leitura de várias etiquetas simultaneamente.

• TIPOS DE APLICAÇÕES

No mercado a vários tipos que podem se aplicado o sistema RFID, tais como:

 Área de logística

 Segurança

 Varejo

 Controle de eventos

 Hospitalar

 Controle de acesso

 Rastreamento de animais e de cargas

 Aplicação de RFID em aeroportos

 Passaportes

 Autenticidade de produtos

 Controle de temperatura

 Prevenção de perdas

FONTE: gta/ufrj

O que é RFID e para que serve http://insoft4aps.com.br/noticia/O-que-e-RFID-e-para-que-serve Acessado em: (03/05/2018, 17:23hr).

² como funciona as etiquetas RFID na logística http://www.ccaexpress.com.br/blog/como-funciona-as-etiquetas-rfid-na-logistica/ Acessado em (03/05/2018 c).

• TIPOS DE APLICAÇÕES EM IMAGENS:

Figura 1 – Bola da copa do mundo 2018.

Fonte: (MANUALDOMUNDO, 2017)

Figura 2 – pagamento pelo smartphone + NFC máquina e smartphone.

Fonte: (GNTECH, 2017, p.1)

Figura 4 - caixa com a etiqueta identificadora.

Fonte: (HEALTHCARE, 2010, p.1).

Em um armazém, a armazenagem adequada é um ponto essencial, na Figura 4 pode-se visualizar uma caixa com a etiqueta de RFID, podendo colocar todos os dados possível, desde o seu trajeto ou até mesmo a quantidade de produtos que está// na caixa, sem a necessidade de abrir.

Um ponto legal que temos é na figura 1, é a utilização deste sistema em uma bola de futebol da copa de 2018, levando dados para a pessoal que estão adquirindo.

Esse sistema pode ser utilizado em diversos produtos de várias formas, um exemplo está na figura 3, aonde mostra fazendo um pagamento através de um smartphone.

Figura 4 – usando o RFID em Processos de negocias

Fonte: (ALEXANDRE SALENA, 2015, p.1).

Shipping

ALEXANDRESALEMA(2015)3, A Tag RFID da Figura 4, contém dados sobre o conteúdo, a origem e o destino dos pallets e das embalagens. O número do pedido do cliente e os itens discriminados são verificados e na Tag do pallet ou do container no momento da retirada ou da consolidação do pedido.

ALEXANDRESALEMA3https://alexandresalema.wordpress.com/2015/07/31/usando-rfid-em-processos-de-negocios/ (16/05/2018 14:50).

O computador indica aos sistemas de entrega e estoque onde e como encaminhar a remessa.

Benefícios:

•Garante a sequência correta de envio

• A preparação dos pedidos fica mais ágil e precisa

• Elimina a colocação de envios no caminhão errado

• Verifica a sequência de carga

• Reduz os atrasos dos envios

• Aumenta a satisfação do cliente

Durante toda a produção, as informações de peças, conjuntos, produtos e mão-de-obra podem ser gravadas na Tag RFID. A sequência exata do carregamento das peças é gravada na Tag RFID do container. As informações de envio ao cliente também podem ser gravadas na Tag.

Benefícios:

• Acelera e torna mais precisas as opções de produção

• Acelera as alterações exigidas pela demanda

• Reduz os erros e atrasos

• Aumenta a flexibilidade

• APLICAÇÕES DO RFID EM UMA ESTOCAGEM:

Recebimento:

Ao receber caixas e pallets é possível fazer a leitura e conferir sem a necessidade de abrir ou desmontar;

Rastreabilidade através de uma rede interligada dos leitores;

Checkout automatizado (entrada e saída).

Estocagem:

Planejamento e gerenciamento de estoques com base na informação de toda a cadeia resultando em revisões mais precisas;

Controle de estoques alcança-se um alto nível de controle, reduzindo perdas por validade do produto ou furtos, tendo uma total exatidão do estoque;

Rastreabilidade através de uma rede interligada dos leitores;

Gerenciamento de gôndolas para monitorar reposição;

Prevenção de perdas, especialmente por vencimento dos prazos de validade;

Acompanhamento de efetividade do merchandising e das promoções de vendas.

Expedição:

Automatizar ainda mais a movimentação de produtos, atuando na expedição, agilizando o processo e prevenindo erros;

Controle de frotas de automóvel.

Organização de produtos com o sistema:

Nas estantes, paletes ou Prateleira, o RFID está presente em etiquetas padronizadas que são aplicadas às embalagens dos produtos, que podem também conter código de barra. É a etapa final do processo logístico. Depois do monitoramento do trajeto das cargas, podem-se ter as informações sobre os locais em que os produtos foram destinados, quantidade e etc. Caso haja necessidade, desse modo é possível encontrar a origem de determinado lote, mantendo um controle e segurança ao consumidor e o dono desse material.

A organização de produtos com o sistema é mais uma forma de garantir o Rigor que Bowersox e Closs (2009) propõem a um sistema capaz de atender ao planejamento da empresa. Além disso, encontra paralelo com a característica da Flexibilidade, uma vez que pode ser útil, em momentos posteriores, à empresa e aos clientes.

BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimentos. São Paulo: Atlas, 2009.

DALFOVO, Oscar; HOSTINS, Clovis Anderson. Delineamento para aplicação do RFID na logística de

supermercado como inteligência competitiva: supermercado Hostins. Revista Interdisciplinar Científica

Aplicada, Blumenau, v.4, n.1, p.23-48, Sem I 2010.

ISSN 1980-7031

• DESAFIOS ATUAIS

De acordo com o site GTA/URGV4, somente há a teoria uma vez que certos problemas ainda persistem. Os desafios que se sobressaem são:

 Preço: Este é apenas um exemplo dentre as aplicações imaginadas (e ainda não imaginadas) de onde o preço da tecnologia ainda deve cair.

 Poder de processamento e fornecimento de energia: para dispositivos com RFID ativo, o tempo de vida da bateria ainda é um problema afetando o processamento do dispositivo.

 Distância de leitura: algumas aplicações podem requerer que a identificação de dispositivos com RFID seja feita a muitos metros de distância, o que ainda não é suportado.

 Miniaturização: Embora o dispositivo seja pequeno, alguns produtos precisem de dispositivos ainda menores para poder se adequar com o restante dos outros produtos.

Segundo MARCO LEITE (2017)5, a inumemos fatores que levam a uma empresa a não se modernizarem, seja por falta de conhecimento ou mesmo de uma visão holística, muitos empreendedores e gestores responsáveis só percebem que a empresa está passando por sérios apuros quando os problemas já estão bem agravados.

O site PONTOMAIS (2016)6, fala que o investimento em tecnologia em uma empresa é essencial, deixando uma empresa moderna e rápida, além de em uma boa concorrência. A principal vantagem de um software eficiente de gestão é a unificação dos processos e acesso aos dados da empresa. Isso torna os processos administrativos, de recursos humanos, de almoxarifado, de contabilidade, em suma, de todos os setores da empresa sempre disponíveis onde quer que você esteja.

4 https://www.gta.ufrj.br/grad/07_1/rfid/RFID_arquivos/futuro.htm (03/05/2018, 13:47hr.).

5 http://www.artsoftsistemas.com.br/blog/quando-e-hora-de-modernizar-empresa/ (04/05/2018,14:15hr.).

6 https://pontomais.com.br/blog/por-que-devo-investir-em-tecnologia/ (04/05/2018,14:32hr.).

• SISTEMA RFID AJUDANDO EMPRESAS NA ÁREA LOGÍSTICA

Foi feita uma pesquisa com empresas que utilizam o sistema, a pesquisa foi realizada em sites da internet. Segue abaixo um quadro que vai permitir um melhor armazenamento e visualização dos dados coletados na Internet:

Tabela 1 - Conheça 5 empresas que utilizam RFID - 2017

Empresas Nome do site título ou Endereço Data da Pesquisa Conteúdo de site pág. pesq. Ou Artigos

Thyssenkrupp Fgroup ¬- Conheça 5 empresas que utilizam RFID 07 de agosto de 2017 Ao embarcar essa placa no navio, o leitor lê o código RFID dessa placa e envia os dados dela para o sistema do porto.

Rock in Rio Fgroup ¬- Conheça 5 empresas que utilizam RFID 07 de agosto de 2017 RFID para suas pulseiras que contém as informações de quem comprou a entrada para o evento, substituindo os ingressos convencionais. Essas pulseiras possuem um chip RFID e cada uma delas tem uma identificação única.

Coca-Cola Fgroup ¬- Conheça 5 empresas que utilizam RFID 07 de agosto de 2017 RFID em seu dispenser para ofertar em uma só máquina mais de 100 bebidas diferentes. Não é uma máquina de latinhas comum, a bebida é preparada na hora, conforme a escolha do cliente. O cliente escolhe a receita da bebida que quer e pode fazer misturas, por exemplo, acrescentar suco no refrigerante.

Biblioteca do MAR - (MUSEU DE ARTE DO RIO DE JANEIRO) Fgroup ¬- Conheça 5 empresas que utilizam RFID 07 de agosto de 2017 RFID para gerenciamento de seu acervo. Foram instaladas etiquetas de dupla face entre as páginas dos livros. As etiquetas possuem todas as informações sobre os livros gravadas no chip e facilitam o empréstimo via sistema. Além disso, as portas de entrada e saída possuem portais capazes de detectar a movimentação de livros que não foram emprestados, evitando furtos

Convenção Rotary Fgroup ¬- Conheça 5 empresas que utilizam RFID 07 de agosto de 2017 sistemas de localização em tempo real (RTLS) que permite o rastreamento e identificação da localização de objetos ou pessoas. Os participantes do evento receberam credenciais com um chip RFID que possibilitou o controle de entrada e saída das pessoas do evento, além de coletar informações de quantos participantes estavam no local, quais palestras estavam assistindo e o tempo de permanência de cada um em cada ambiente.

Fonte: autor (LAÍS ABRUNHOSA, 2018).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A aplicação da tecnologia RFID na logística surge com os objetivos de automatizar os processos de produtos e demais elementos ao longo de um trajeto, sem a necessidade de incluir trabalho manual para a conferência ou controle. A utilização de RFID traz vantagens relacionadas ao registro de dados, agilidade no repasse de informações e a garantia de rigor e qualidade para a logística.

No estudo, buscou-se informações necessárias para que esse estudo obtivesse um parecer de como realmente funciona o sistema RFID e como ele pode melhorar a administração de modo geral.

O RFID mostrou-se em várias aplicações muito eficaz, satisfazendo as expectativas do mercado quanto aos benefícios trazidos.

O RFID mostra-se sim, uma tecnologia que será cada vez mais usada, agregando valor a produtos, solidificando processos e cada vez mais presente na vida das pessoas.

ABSTRACT

The elaboration of this text has highlighted some characteristics of the environment in which the activities of a group of students of the technology course in logistics of the Faculty Sumaré are developed. Among them, difficulties can be mentioned for the elaboration of texts such as the present. The work, of the descriptive type, discusses RFID system in stock control, RFID (Radio-Frequency IDentification) in Portuguese Identificação por Rádio Frequência. The research was carried out analyzing the bibliography available on the subject and the existence of RFID projects in logistics companies or that have a logistics sector. It was verified that the use of the system in the control of the stock can be very efficient, obtaining agility in the process, also benefiting the reception of pallet and the expedition. It was verified the difficulty of the companies to implement the system and the negative aspects of this system. Concluding that even if it has its cost in the application, the return is quite large, even because the system already in all the chores we use these days.

Keywords: RFID. Logistics. Stock. Identification.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LAÍS ABRUNHOSA, Conheça 5 empresas que utilizam RFID https://fgroup.com.br/post/Conheca-5-empresas-que-utilizam-RFID/13 Acessado em: 28/04/2018.

INSOFT4, O que é RFID e para que serve http://insoft4aps.com.br/noticia/O-que-e-RFID-e-para-que-serve Acessado em: 03/05/2018 17:23hr.

CCAEXPRESS, Como funciona as etiquetas RFID na logística http://www.ccaexpress.com.br/blog/como-funciona-as-etiquetas-rfid-na-logistica/ Acessado em: 03/05/2018 18:10hr.

HEALTHCARE, Perspectives on RFID in pharmaceuticals https://www.healthcarepackaging.com/article/trends-and-issues/traceability-and-authentication/perspectives-rfid-pharmaceuticals Acessado em 04/05/2018

MARCO LEITE, ARTSOFTSISTEMAS, Quando é hora de moderniza a empresa? http://www.artsoftsistemas.com.br/blog/quando-e-hora-de-modernizar-empresa/ Acessado em: 04/05/2018 14:15.

PONTOMAIS, Por que devo investir em tecnologia https://pontomais.com.br/blog/por-que-devo-investir-em-tecnologia/ Acessado em 04/05/2018 14:32.

MANUALDOMUNDO, O que tem dentro da bola oficial da Copa 2018? #OQueTemDentro

https://www.youtube.com/watch?v=V-HbPYiqsoc Acessado em: 04/05/2017.

GNTECH, apple pay launches uae http://gntech.ae/launches/apple-pay-launches-uae/ Acessado em: 04/05/2018.

BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimentos. São Paulo: Atlas, 2009.

ALEXANDRE SALENA, alexandresalema wordpress, Usando RFID em processos de negócios

https://alexandresalema.wordpress.com/2015/07/31/usando-rfid-em-processos-de-negocios/ Acessado em: 16/05/2018 14:50.

GTA.UFRJ, Futuro do RFID https://www.gta.ufrj.br/grad/07_1/rfid/RFID_arquivos/futuro.htm Acessado em: 03/05/2018 13:47.

DALFOVO, Oscar; HOSTINS, Clovis Anderson. Delineamento para aplicação do RFID na logística de

supermercado como inteligência competitiva: supermercado Hostins. Revista Interdisciplinar Científica

Aplicada, Blumenau, v.4, n.1, p.23-48, Sem I 2010.

ISSN 1980-7031

ENDEREÇOS ELETRÔNICOS CONSULTADOS

https://fgroup.com.br/post/Conheca-5-empresas-que-utilizam-RFID/13

http://statusconnecting.blogspot.com.br


João Victor Argolo Souza
  • João Victor Argolo Souza Administrador
  • Profissional logítico, com atuação na aréa de gestão de transporte rodovario e aeréo.

Comentários

Ainda não temos nenhum comentário nesse artigo, seja o primeiro :)